quinta-feira, 12 de julho de 2012

ORGANIZAÇÃO DOMÉSTICA I (Limpeza )

  Planejar humm! Confesso que esse é um tema do qual eu sempre fuji;  parar, planejar, escrever para depois agir... quem me conhece sabe disso, mas esse é o item nº 1 da organização que aprendi a praticar como Personal Organizer e no curso de Limpeza Doméstica que fiz na Bombril; pois também para os serviços domésticos é preciso planejar! Pois é meninas esse artigo não é para ensinar o "padre nosso" ao vigário, mas para facilitar a vida de vocês, digo a nossa vida.
  Se você tem dificuldade de fazer planejamentos, é otimista como eu e acha que sempre dar tempo de fazer tudo vai aqui dicas  de um especialista pra nos ajudarmos antes de seguir em frente (http://www.organizesuavida.com.br/si/site/530103).
 Bom para facilitar e tornar mais agradável essa leitura vamos em itens descobrir a maneira correta de organizar a faxina da casa e ter mais tempo pra nós mesmas:
1) Planejar: escreva por qual cômodo vai iniciar a limpeza, qual serviço vai fazer em casa um deles e o tempo que vai levar em cada tarefa.
   Se você tem uma empregada doméstica ou diarista, faça com ela esse planejamento para que não modifique ou atrapalhe a rotina de descanço, alimentação ou trabalho seu ou de sua família;
  a)  Quartos, sala, cozinha, lavanderia, quintal e garagem.
  b) Temos tbém as roupas para  lavar e passar , trocar as roupas de cama e toalhas, cozinhar,  fazer as compras, por isso escolha o dia da semana que essas tarefas serão feita, pois nem todas precisam ser feitas todos os dias (ainda bem!).
2) Separe todo material de limpeza que vai utilizar :
  a) utilize material próprio para cada tipo de piso, limpador de vidros, móveis e use um pano de limpeza no chão diferente para cada cômodo da casa .
  c) A faxina pesada e completa é feita em um dia da semana, mas se seu tempo é curto escolha um dia da semana para faze-la completa em um só cômodo e não deixe passar nada, inclusive a limpeza interna dos armários, janelas e paredes.
d) Assim sendo a limpeza diária será apenas para a conservação do que já foi executado e de acordo com o nosso planejamento teremos tempos de fazer aquelas que não são diárias como lavar e passar roupa, etc
3) Após terminar todo o serviço colocar todos os panos para lavagem na máquina e após faça a lavagem interna na máquina de lavar:
  a) Modo de fazer:  encha a máquina com o sabão como de costume e deixa-a executa todo o ciclo como se estivesse lavando a roupa. Esse processo é importante para a conservação da máquina de lavar roupa e evita que suas roupas encham de pelos das lavagens anteriores.
  Enfim casa limpa e organizada e do seu tempo restante é você quem manda, aproveite bem o seu tempo, você merece!
Dicas da Shica: Não esqueçamos que os maridinhos também podem e devem colaborar com a organização da casa, então meninas vamos ajudá-los(se quiser pode escolher uma avental azul, fica mais bonitinho!)



  No próximo artigo vou passar as dicas de faxina de cada cômodo da casa e pode acreditar tem muita coisa nova pra gente saber e facilitar nossa vida, Amém!



2 comentários:

  1. MUITO BOA A DICA.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal esta aqui a solução pra sua falta de tempo. Sigam as dicas e passem mais tempo com a sua familia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...