segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como Decorar Quartos Infantis

Divulgo aqui uma matéria pertinente ao mês de outubro em homenagens ás crianças e adolescente pois muitas são as dúvidas de como decorar o quarto de acordo com a idade, gosto, e principalmente o momento de mudar a decoração, aproveito para felicitar à todas as crianças inclusive as que ainda vivem em casa um de nós e aos professores que tantos nos auxiliam nessa importante missão de educar e preparar nossos filhos, Parabéns!


                                           D E C O R A Ç Ã O
Quarto para meninos de 4 a 9 anos
Já sabemos que o quarto deve ser decorado de acordo com as preferências de seu usuário e de acordo com sua faixa etária, resultando uma decoração que lhe permita querer estar nesse local, para crianças e adolescentes, isso é bastante importante ao desenvolvimento emocional.

Percebemos ainda que de todos os cômodos do imóvel, o quarto das crianças tem uma decoração sazional, ou seja, de tempos em tempos a decoração deve ser mudada. Desta forma oriento que os móveis fixos, como o armário, seja o mais neutro possível, assim a decoração, como cor de parede, berço / cama, cortinas, etc., podem ser alterados sem o prejuízo da desarmonia ou gastos excessivos.

Na intenção de preparar um ambiente de descanso e tranquilidade, a decoração deve exibir cores frias e neutras. Para valorizar as tendências e deixar o quarto mais energizado e alegre, a proposta precisa trabalhar com as cores quentes.

A disposição dos móveis no quarto se revela um aspecto muito importante na hora decorar, afinal, qualquer erro pode interferir na circulação das pessoas. O mobiliário deve funcionar no ambiente como meta de melhorar a questão do conforto e otimizar a organização.

A arq. Márcia Lazazarin  elaborou aqui um quadro que poderá ajudar na hora de buscar informações às decorações temáticas para crianças ou adolescentes.

De 0 a 3 anos: Decore com cores suaves, doce. O berço, a cômoda e a poltrona de amamentação se apresenta como móveis básicos  para compor o dormitório. Evite cores vibrantes porque isso pode deixar o bebê inquieto.
Foto:Arq. Mirella Vetillo e Drica Metzner
De 4 a 9 anos: Nessa faixa etária as crianças já começa a dar sinais do que aprecia ou não. Ótima fase para transformar a decoração do quarto. Lembre-se que a criança está em fase escolar , por isso é interessante reservar um canto do quarto para estudos.
De 10 a 12 anos:Aqui a proposta deixa de ser infantil e alguns brinquedos que faziam parte da decoração podem sair de cena.Algumas meninas ainda  preservam o gosto pelo rosa, lilás ou branco, além dos elementos românticos. Os meninos geralmente preferem o azul, verde ou priorizam o seu time de futebol.
De 13 a 17 anos: Com a infância deixada pra trás, é hora de mudar a decoração para acompanhar essa fase da vida. Os adolescentes farão questão de de móveis temáticos, desta forma o tema poderá girar em torno do esporte, dança, etc, por isso prefira uma decoração mais discreta e com mobília básica.  Com o quarto feminino de repente uma poltrona com o design diferente, uma cortina/bandeira de um país o uma parede com cor vibrante pode com combinar bem. Acessórios atuais como painéis com fotos de almofadas divertidas combinam com a proposta do ambiente. Não esqueça de preservar o nicho de estudos. As tonalidades tendem a ser um pouco mais intensa que a época anterior.
Quarto Patricia K.Pasquini
De 18 em diante: Passada a euforia da adolescencia, é chegada a jora de optar por uma decoração neutra, básica e discreta e naão mais sazonal. É claro que a questão da personalidade pode ser trabalhada no espaço, mas sempre considerando os novos hábitos.
Arq. de interiores: Márcia Lazzarin
Fonte: Revista City Penha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...