domingo, 12 de agosto de 2012

Organização Doméstica II

 Puxa gente perdão pela demora dessa 2ª parte do artigo, mas são tantas as informações que fica difícil escolher só algumas.
 Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade, saúde, economia e são tantas as informações que nem todas chegam até nós ou se chegam as vezes não damos a devida importância para colocarmos em prática.
Eu passarei aqui algumas dicas para praticarmos a cada dia e melhorar nossa qualidade de vida;vou separá-las por cada cômodo da casa para facilitar a consulta:
COZINHA: Bom chegamos com as compras do supermercado agora é só tira-las da sacola e guardá-las na geladeira e no armário, certo? Não!
Vocês fazem idéias de como e quanto tempo os alimentos ficaram estocados? Humm!
Mesmos os alimentos como os enlatados, saches, etc. podem ter tido contatos com insetos ou ratos e ter contaminado as embalagem.
Ao chegar antes de guardar os produtos passe um pano úmido de uma solução de água com vinagre, sabão neutro ou com álcool ;  veja a data de validade e guarde os alimentos mais antigos na frente. As frutas e verduras preferencialmente devem ser lavadas antes, observando que:
a) O morango por exemplo só deve ser lavado ao comer pois estragam rápido;
b) Ovos devem ser lavados na hora de usá-los, senão por ter casca porosa se houver um microorganismo nocivo na casca, como a salmonela, acabará penetrando enquanto estiver guardado, evite colocá-los na porta da geladeira para q. não rachem e na realidade ele nem precisa de refrigeração.
c) As verduras devem estar bem sequinhas antes de guardá-las na parte mais baixa da geladeira.
A maior fonte de bactérias da cozinha está na pia suja...não, esta no pano de prato (pasmem!) então deve ser trocado todos os dias e a bucha de lavar louça também (sabia?). Uma maneira de higienizar a bucha no final da noite é colocá-la no microonda (se não tiver alumínio) por alguns segundos, isso elimina todas as bactérias.
SALA: Hoje em dia temos muitos aparelhos eletrônicos e consequentemente, muitos fios que nos incomodam na hora de limpar . Procure utilizar uma maneira de deixá-los todos juntos  ou presos à parede com ganchos próprios ( na próxima matéria vou passar várias dicas de organização de fios).
Para higienizar os estofados, almofadas passe um pano úmido em uma solução de água com um pouquinho só de vinagre; utilize também no tapete, mas use muito pouco vinagre senão o tapete vai ficar com um cheiro estranho.
Como limpar os vidros das janelas, vidraças e espelhos sem deixar manchas:
a) Passe  um pano úmido e água com sabão neutro, coloque um limpa vidro diretamente em um pano ou guardanapo de papel e passe no vidro. Para ficar sem manchas pode passar um jornal amassado, fica demais (cuidado pra ninguém atravessá-lo, pois nem parecerá que tem vidro!)
Atenção jamais limpe os vidros no sol quente, pois isso precipita a secagem e causa aquelas manchas coloridas irreversíveis.
QUARTO: Os colchões também devem ser higienizados com um pano úmido nessa mesma solução e os travesseiros tomar sol sempre que possível para evitar ácaros e não utilize o mesmo travesseiro por muito e muito tempo como lembrança do passado!

LAVANDERIA: Também deve estar sempre em ordem, procure guardar os produtos de limpeza juntos de acordo com a função, assim fica mais fácil visualizar qual precisa comprar primeiro, por exemplo uma fileira só de amaciante, outra de sabão, tira manchas, e assim por diante. Para diferenciar os panos de chão pode usá-los de cor diferente para cada cômodo,  marcar com esmalte ou caneta p/ tecido. Pregadores e varais também devem ser limpos e tenha sempre alguns cabides para pendurar camisas, isso ajuda a facilitar  no momento de passar.
Vimos acima quantas utilidades do vinagre branco na limpeza e higienização da casa, pois pode também utilizá-lo na última lavagem de roupas pois ficarão macias e as roupas brancas mais claras.
Há tecidos que mancham, outros só lavagens à seco, outros não podem ser colocados de molho, outros deformam se forem pendurados de qualquer jeito enfim observe a etiqueta antes de lavar e passar, essas informações agora são obrigatórias por lei. O problema na realidade é entender o que elas significam então vamos conhecê-las, pois disso depende a durabilidade delas (economia).
Bom espero que esse artigo tenha acrescentado mais informações à todas são dicas que nos ajudam a preservar a saúde de nossa família e a  economizar  pois nem sempre é preciso gastar com produtos caros e que agridem a natureza para manter nossa casa limpa do jeito que a gente gosta!          
      Viu nem precisamos ser super-heróis para termos roupas limpas!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              


www.feramagica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...