segunda-feira, 11 de março de 2013

LIMPEZA APÓS A ENCHENTE

   Vamos falar de um assunto muito pertinente principalmente no início do ano onde a quantidade de chuva é maior e no exterior tem havido  verdadeiras catástrofes aquáticas!
   Já é grande a dor de estar no meio de uma enchente, e que não termina  mesmo quando ela já passou. Salvo a felicidade de não se ter perdido ninguém (o mais importante) a imagem que  fica é desoladora e o trabalho a ser feito faz toda a diferença para preservação da saúde de cada um.
   É sabido dos perigos de doenças por contaminação no contato com essa água,como a leptospirose, mas o perigo continua mesmo após, então o procedimento de limpeza deve ser adequado, vamos em itens para facilitar:


Foto: uol
a) Utilize itens de segurança para fazer a limpeza como botas/galochas de cano alto ou sapatos fechados, luvas ou sacos plásticos amarrados às mãos, evite o máximo o contato .
b) Retire toda a água e lama do interior e exterior da casa para evitar possível contaminação cada vez que entrar no imóvel.
c) Quando ao que pode ser reaproveitado lave tudo que teve contato com a água suja,  com água e sabão retirando toda a sujeira e depois passe uma solução de aproximadamente uns 200 ml  de água sanitária para cada 20 litros de água, para desinfetar tudo, inclusive os móveis e paredes.
d)  Procure deixar janelas e portas abertas para que o sol entre e seque a casa,  deixando o ar circular no interior você também evita inalar o ar contaminado.
e)  Não reaproveite nenhum alimento, mesmo que estejam fechado em sacos plásticos, inclusive os da geladeira que deve ser descongelada e totalmente lavada (se possível procure ajuda de um técnico).
f) Caso o fornecimento de água esteja comprometido beba água mineral engarrafada ou proceda da seguinte maneira:  Ferva á água por 2 min depois bata a água passando de uma vasilha para outra impa e depois adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio 2,5% (distribuído gratuitamente nos postos de saúde) .
g) Para a  limpeza das caixas d"águas e poços siga as orientações dos agente municipais de saúde.
Foto:charge-dilemas urbanos ambientais
                             LIMPEZA DO CARRO
  Caso seu veículo tenha sido atingido a solução vai depender do nível de infiltração, do fato de ele estar ligado ou não no momento da enchente (melhor se estiver desligado) e até da marca do veículo devido a quantidade de aparelhagens elétricas ou digitais por isso sem dúvida será necessária a intervenção da mão de obra especializada de preferência em limpeza de carros pós enchentes.
 Caso a inundação tenha sido de menores proporções há soluções imediatas que devem ser feitas em casa mesmo, para a higienização do interior do veículo ( não esqueça dos itens de segurança, como as luvas):
a) Retire todos os tapetes e estofados para lavá-los com água e sabão  e se possível também uma solução com água sanitária para matar as bactérias.
b) Deixe os vidros e portas abertas e seque muito bem todo o interior com um pano limpo e seco, um jornal vai ajuda a retirar parte da água acumulada, mas não tente reaproveitar a forração de algodão que fica em baixo do carpete porque ela é a responsável pelo odor desagradável que fica. 
 A completa limpeza e higienização do interior do veículo e estofados é necessária para evitar a inalação de ar contaminado e sérios problemas de saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...