sábado, 30 de junho de 2012

Pele negra e morena (maquiagem)

As mulheres negras e morenas têm sido alvo de novos olhares. Os observadores em questão são a indústria e o mercado de cosméticos.
Nos últimos anos, novos produtos foram lançados, voltados para as diferentes características de cada tipo de pele. “Hoje em dia há uma série de tons para se maquiar uma mulher negra”, conta o maquiador Alê de Souza.
“Antigamente havia um problema grande com maquiagens para pele negra. Quando se usava base e pó, a pele ficava cinzenta, ou até muito preta. Os produtos não eram adequados para esse tipo de pele”, continuou o profissional.
Segundo dados do IBGE, os negros e pardos no Brasil representam 45% da população, aproximadamente, tornando-se um ótimo mercado para as empresas do setor.

Cores
Profissional da área, Alê de Souza explica que a nova tendência da moda não diferencia mulheres de pele mais clara ou escura. Para o maquiador, o principal é manter uma aparência natural.
“Na real, existe uma tendência de maquiagem mundial com um ‘natural look’, não cobrindo muito a pele, fazendo mais transparente, valorizando tanto o olho e a bochecha. Isso é mais mundial”, analisa.
Cuidados
Todas as mulheres, negras e morenas também precisam ter cuidados especiais com a pele. Mas de acordo com suas próprias características. “A pele negra tem algumas características exclusivas dela. Ela é mais espessa, tem mais melanina, com maior proteção solar, e tem uma grande oleosidade, o que provoca uma tendência à acne”, explica o dermatologista Otávio Roberti Macedo.
O medo da acne, inclusive, aparece na publicitária Erediana. “Cuido da pele em casa. Uso um sabonete para cravos e espinhas, lavo de manhã e à noite. E mando fazer um creme para o rosto”, conta.
Dr. Macedo dá mais dicas para evitar o problema. “A maquiagem precisa ser mais leve, com uma textura principalmente mais leve. E os tons e os pigmentos precisam ser de maneira específica para esse tipo de pele”, continua Dr. Macedo.
Para Alê de Souza, os próprios produtos para maquiagem usados atualmente ajudam a cuidar da pele. “Hoje em dia, as bases, os pós, são praticamente um tratamento de beleza, todos enriquecidos com vitaminas, etc”.
Mas, além da acne, Erediana conta outro de seus principais receios com a pele. “A gente tem uma pele bem firme. Mas ela é bem sensível e resseca com mais facilidade”, revela.
Dr. Macedo confirma o problema e dá uma dica especial de cuidado. “Principalmente a pele do corpo da mulher negra corre um risco maior de ressecamento. Por isso o banho não pode ser muito quente e demorado”, explica.
O dermatologista termina lembrando que os cuidados com a pele também devem existir de dentro para fora. “O que você come, se fuma ou não, sua saúde em geral, tem implicação na sua pele”.
Fonte: Terra


Na hora de lavar o cabelo crespo:
Antes disso, mais um pacto entre nós meninas: Nunca mais chamem seu cabelo de RUIM, por favor.
Nossos cabelos são mais ressecados que os demais, devido à dificuldade dos lubrificantes naturais do couro cabeludo necessitam para vencer uma extensão muito grande de curvas, nunca atingindo as pontas dos fios.
Hoje em dia existem diversos produtos próprios para cabelos crespos. A começar pelo shampoo, que deve ser especifico para cabelos crespos ou cacheados. Descobri uma misturinha que funciona super bem: misture você mesma, condicionador e shampoo, formando um dois em um vai evitar embaraçar tanto.
Outra dica é ter potes grandes de hidratação sempre à mão na hora do banho e se puder fazer uma hidratação em todas as lavagens, melhor ainda. Uma forma bacana de fazer isso no banho é usando uma tolha de rosto.
Passe o produto de hidratação no banho mesmo, evite que o produto toque a raiz para não causar oleosidade, puxe em todo o comprimento dos fios e massageie bem. Depois, pegue uma toalha de banho e molhe na água bem quente do chuveiro, retire o excesso de água, torcendo-a e amarre (Olhe nossa toalha aí outra vez!). Termine seu banho tranquilamente, recomendo que fique no mínimo 5 minutos com á tolha amarrada na cabeça.
Tire a toalha e lave bem o cabelo com muita, muita água. Isto é sério e importante! Não deixe resíduos do produto. Respeite isso, produtos para hidratação não são para ser deixados no cabelo, devem ser retirados totalmente.
Bem, este foi o começo das dicas…  Temos ainda muitas histórias e assuntos, mais vamos por partes!
Até a próxima.
Para saber mais sobre mim e sobre meu trabalho com cabelo e beleza afro conheça meu site www.ciadastrancas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...