domingo, 22 de abril de 2012

Dicas de organização para quem trabalha em casa!

Trabalhar em casa é uma arte. É preciso muita disciplina, concentração, organização e planejamento. E também muita atenção para não ultrapassar os limites sutis da vida profissional e da vida pessoal. Por este motivo, é importante organizar sua rotina de trabalho para que as horas sejam proveitosas e muito produtivas. E o Feng Shui pode lhe ajudar nessa tarefa, trazendo boas energias para quem trabalha por conta própria.
As sugestões desse artigo podem até parecer óbvias, mas é muito fácil esquecê-las quando se está envolvido com o trabalho. Espero que as dicas colaborem com a produtividade e a organização do seu espaço. Afinal, ser chefe de si mesmo é uma arte, um desafio e um aprendizado diário.

Organização e ambiente

Tenha um espaço limpo, arejado e organizado: mesa, computador e telefone para uso profissional. Prateleiras e caixas por perto ajudam a manter papeis, pastas, livros e outros materiais de trabalho em ordem. Para ter mais foco, agilidade de raciocínio e comunicação, cerque-se de itens de cor amarela. A iluminação deve ser boa e a presença de plantas ajuda a alegrar o ambiente. Se possível, tenha um cômodo exclusivo para o seu escritório ou um espaço demarcado (por meio de um biombo, uma cortina ou um tapete).


Mesa de trabalho

Para atrair clientes e melhorar a comunicação, coloque o telefone na área dos amigos (canto inferior direito da sua mesa). Se a intenção é estimular o estudo sobre sua profissão, coloque livros com temas específicos no canto da sabedoria (lado inferior esquerdo da mesa). Para atrair a prosperidade ou amenizar a energia eletromagnética do computador, tenha por perto pedras preciosas como o citrino, a pirita, a ametista ou a turmalina negra.

Visual

Nada de acordar e ficar trabalhando de pijama, camisola ou moletom velho o dia todo. A roupa pode ser confortável, mas vista-se para atrair sucesso para sua carreira. O vermelho ajuda a ter mais energia e atitude, enquanto o amarelo auxilia na comunicação, concentração e foco. Já o laranja estimula a criatividade, o verde ajuda a ter equilíbrio, o roxo atrai prosperidade, e o azul é indicado para dias mais tranquilos.

Comunicação e Networking

Fale com pessoas pelo telefone, agende almoços, faça contatos, visite empresas ou clientes. Movimente-se. Programe sua semana para divulgar seu trabalho e estimular o networking. Ficar o dia todo trabalhando em silêncio e sem ver ninguém pode ser angustiante. Outra dica é afirmar que o escritório fica em casa, e não que trabalha em casa. Isso ajuda a transmitir uma mensagem mais profissional e menos caseira. Em alguns casos dizer que trabalha em casa pode passar a ideia de que o trabalho não é formal. Falar que o escritório fica em casa passa uma sensação mais segura e profissional.

Horários

Estipule uma hora para trabalhar e prefira o horário comercial para que você possa atender a demanda do mercado e do segmento no qual atua. Com o trabalho autônomo, podem ocorrer exceções, mas evite e respeite o seu horário. Faça pausas para o almoço, café ou lanche.

Férias e Feriados

Ser dono do próprio nariz pode ser ótimo, mas ser chefe de você mesmo e se permitir uma folga pode ser mais difícil do que parece. Portanto, faça um planejamento orçamentário e reserve um tempo para relaxar e viajar nas férias e feriados.
Fonte: palestrante de Feng Shui Cris Ventura

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...