quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

bolo de chocolate saudável

 Gentem!! cumprindo o prometido olha que maravilha, seguindo aquela rotina de comer doce sem comer doce(?) , olha a receita que achei, a guloseima preferida por muitos, sem o açúcar, o chocolate e a farinha de trigo e sem leite de vaca, que estou proibida momentaneamente ( pode isso! aff) . 


INGREDIENTES:

7 ovos

  • 4 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 10 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 6 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 50 g de coco ralado sem açúcar
  • 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de mel puro (opcional)

MODO DE PREPARO

  • Unte uma assadeira pequena com óleo de coco e cacau em pó
  • Preaqueça o forno a 230°C
  • Pegue os ovos e separe as gemas das claras
  • Peneire as gemas (para retirar o gosto e cheiro de ovo)
  • Coloque os ovos (claras e gemas peneiradas), o cacau em pó, o açúcar mascavo e o óleo de coco no liquidificador e bata tudo em velocidade máxima
  • Ainda no liquidificador, aos poucos, adicione o coco ralado
  • Em velocidade baixa, adicione o fermento em pó (ou pode desligar e misturar com uma colher)
  • Coloque a mistura na forma untada e espalhe o mel
  • Leve ao forno pré aquecido por 35 minutos, a 230°C
  • Sirva frio com cobertura de mel

Informações extras

  • Obs: use coco ralado não adoçado; não pode tirá-lo da receita pois ele irá substituir a farinha de trigo

Tempo de preparo 40min /       Porções 5 porções

Fonte: www.tudogostoso.com.br



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TIPOS DE SAL

 A maioria de nós sabe que o sal é prejudicial à saúde, mas muitos não precebem que consomem grande quantidades de sal porque a maioria so alimentos industrializados , inclusive os doces e bebidas contém sódio (sal). Então achei mais uma dica pra passar pra vocês de como consumir o sal de forma mais saudável.
De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação de sal não deve ultrapassar 5 g por dia (1,7 g de sódio), mas o consumo médio do brasileiro é de 12g diárias, ou seja, mais do que o dobro da recomendação máxima.
Pensar em como diminuir o consumo desse tempero ou até conhecer outros tipos de sal, que agridem menos a saúde, é uma boa solução. Além do sal refinado, sabia que existe o sal negro, o sal do himalaia e até o sal verde?
Divulgação
Divulgação
Sal marinho, sal negro e sal do himalaia são opções mais benéficas à saúde

Sal marinho

O sal marinho não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, sendo mais puro que o sal refinado, por isso possui mais nutrientes. Não contém aditivos químicos e seu sabor é um pouco menos salgado. Pode ser usado como substituto do sal comum em qualquer preparação. Se usado em excesso, pode trazer prejuízos para o controle da pressão arterial e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Sal rosa

Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, o sal rosa, também conhecido como sal do himalaia, é fonte de 84 minerais, como magnésio, cálcio, potássio, cobre e principalmente ferro, por isso sua coloração rosada. Além disso, tem quase metade de sódio encontrado no sal comum, não possui aditivos alimentares e não é refinado. Por salgar menos que o sal convencional, é preciso ter cuidado para não utilizar em excesso.

Sal negro

O sal negro possui sabor intenso e é muito utilizado em preparações veganas. Seu gosto lembra o sabor de ovos devido à presença de compostos enxofrados, por conta da sua origem vulcânica. Por não ser refinado, também preserva suas propriedades nutricionais. Porém, assim como o sal comum, o sal negro também é rico em sódio e não deve ser utilizado em excesso. Sem contar que pode alterar o sabor das preparações em razão do seu sabor característico.

Sal verde

Você sabia que é possível preparar um sal caseiro, mais saudável e nutritivo? A chefe funcional Lidiane Barbosa ensina a fazer o sal verde, uma composição feita com o sal marinho. Além de ajudar a temperar os pratos, proporciona um gostinho especial às receitas.
Ingredientes1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
6 dentes de alho
1 cebola grande
½ maço de manjericão 
30 ml de azeite
1 quilo de sal marinho
Modo de preparoBata tudo no processador, transfira para uma vasilha grande e depois adicione 1 quilo de sal marinho (pode ser fino ou grosso). Coloque em vidros esterilizados e secos, feche bem e pronto!
Fonte: Catracalivre.com.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO SEM LEITE

  Pense numa pessoa que nunca passou mais de dois dias sem tomar leite desde pequena e agora vai ficar uns meses sem ingerir nada que contenha leite,inclusive sorvete hein, pois é essa sou eu, então o jeito é buscar alternativas e encontrei esse artigo pra nós:

Muitas vezes em dietas em que se faz necessária a restrição de lácteos sentimos a necessidade de algo para substituir o leite, principalmente nas preparações. Atualmente muitos sofrem com a intolerância à lactose e a intolerância à proteína do leite, mas elas acabam sendo confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum, o leite.
As intolerâncias são bem diferentes entre si e ambas necessitam de um diagnóstico e acompanhamento nutricional. A lactose é o açúcar do leite, diferente das proteínas que podem ser caseína e betalactoglobulina, por exemplo. A intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima causa o acúmulo da lactose no intestino, onde atrai água e ocorre fermentação por bactérias, provocando diarreias, gases, cólicas e distensão abdominal. Esses são sintomas que aparecem logo em sequência, após o consumo do alimento, são fáceis perceber. Já a intolerância ao leite de vaca se deve ao fato da proteína do leite ter característica inflamatória no organismo e isso pode ocasionar diversos sintomas que nem sempre são imediatos como alterações digestivas como a indigestão, gases, diarreia e intestino preso.
No caso da intolerância à proteína do leite ser confirmada, existe hoje no mercado diversos tipos de leites vegetais como o de soja, amêndoas, arroz, leite de castanhas diversas, leite de coco, de quinoa. Sendo uma ótima opção saudável os “leites” feitos a partir dos vegetais em substituição ao leite da vaca. Parece inusitado e estranho à primeira vista, mas garanto que é surpreendentemente delicioso e possível de serem feitos em casa.
Selecionamos 5 substitutos para o leite de vaca. A dica é experimentar e testar para descobrir qual você mais gosta e qual funciona melhor em certas receitas.
  1. Leite de Amêndoas: além de ter um bom teor de proteína, o leite de amêndoas é rico em vitaminas e minerais, antioxidantes e gordura monoinsaturada, isso tudo, sendo uma ótima fonte de energia para o corpo. É também rico em fibras, que o torna um super alimento para substituir o leite.Para essa receita você vai precisar de 1 copo de amêndoas crua e 4 copos de água (se gosta do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água). Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino.
  2. Leite de arroz: o leite de arroz é rico em carboidratos e muitas vezes os fabricantes colocam espessantes, por isso devemos estar atentos aos rótulos. Diferente dos outros leites, o de arroz não é tão nutritivo, sendo um substituto melhor apenas para os intolerantes à lactose. Para prepara-lo basta seguir esses passos: leve ao fogo por 15 minutos 1 litro de água e 5 xícaras (chá) de arroz cru. Se preferir pode colocar uma pitada de sal. Depois bata no liquidificador, apenas para quebrar o arroz. Em seguida e coe num pano de prato.
  3. Leite de aveia: é rico em vitamina E, cálcio, selênio, zinco, magnésio e ferro, sendo um alimento de alto valor nutricional. É rico em fibra solúvel e insolúvel. A solúvel ajuda a diminuir a absorção de açúcar e gordura no intestino e a insolúvel ajuda a regular o trânsito intestinal. Fazer esse leite é simples: coloque duas xícaras (chá) de aveia de molho em 4 xícaras (chá) de água por 1 hora. Bata a mistura no liquidificador e coe num pano de prato
  4. Leite de coco: pode ser um ótimo substituto ao leite para preparação de sobremesas, peixes e massas. Ele é rico em nutrientes que garantem um bom funcionamento do organismo, como o ferro, ácido fólico e selênio. É também rico em fibras, o que garante a saúde intestinal. Se você quiser fazer seu próprio leite de coco,  bata no liquidificador 1 copo de polpa de coco com 5 copos de água quente, e depois coe com um pano de prato.
  5. Leite de soja: O leite de soja é rico em fibras, proteínas e principalmente vitaminas do complexo B. O uso do leite de soja por crianças deve ser supervisionado, pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal na criança. Para fazer em casa, use 1 xícara de soja e 1 e 1/2 litro de água. Escolha os grãos da soja e lave bem. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra a água e lave novamente. Bata no liquidificador com 1 e 1/2 litro de água. Coe em um pano de prato. Coloque em uma panela e leve ao fogo, quando levantar fervura deixe em fogo baixo por 10 minutos. Espere esfriar e coloque na geladeira.

Fonte: Hortifruti.- Larissa Mathias, nutricionista 

domingo, 15 de novembro de 2015

Hamburguer e sorvete saudáveis

 
Como prometido começa a saga de dicas e receitas  caseiras para fugir dos industrializados e adicionar saúde Á NOSSA VIDA!
 Achei aqui para nós a carne sem aditivos  o sorvete sem açucar industrializado e lactose para quem tem intolerancia ao leite e de brinde a adição do inhame que ajuda a fazer uma faxina em nosso sangue.

Hamburguer caseiro

 Ingredientes
  • 500g de carne moída
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 1 fatia pão de forma integral
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja light

Modo de preparo

  1. Bata no processador a cenoura, a cebola e a salsinha, separadamente.
  2. Refogue a cebola e a cenoura, usando o molho de soja.
  3. Esfarele a fatia de pão e junte a carne.
  4. Misture todos os temperos e acrescente a carne.
  5. Faça bolinhas e amasse-as até conseguir a forma dos hambúrgueres.
  6. Leve à chapa bem quente e deixe dourar dos dois lados.
FonTe: GNT (programa socorro meu filho come mal)

sobremesa: SORVETE DE MAGA(sem lactose)

 Ingredientes
  • 2 mangas rosas ou palmer cortadas
  • 2 inhames médios descascados e cortados
  • 2cm de gengibre picado

Modo de preparo

  1. Coloque primeiro as mangas, depois o inhame e por úlltimo o gengibre.
  2. Bata tudo no liquidificador e guarde em um recipiente de plástico.
  3. Leve ao freezer por 8 horas ou até congelar.
Fonte: GNT (bela cozinha)

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pra quem quer ficar em forma e ter saúde!

   Quanto tempo hein! Bom pessoal  como o blog além de informações e dicas de organização residencial tem assuntos variados, aproveito para temporariamente fazer novas mudanças que serão de muita ajuda para muitos.
   Terei por um tempo que fazer tratamento com restrição de alguns alimentos, para ter uma vida e saúde melhor; para isso por alguns meses nada das "porcariadas" que a gente está tão acostumadas a consumir, como açúcares, massas, produtos industrializados, etc., e aumentar o consumido de frutas, legumes e alimentos integrais. Nunca tive problema de peso então sentirei na pele o que as "pessoas normais" passam na vida quando fazem regimes, o que  será uma luta não emagrecer tirando meus doces, massas, pães, leites, biscoitos, queijos...(hum, só desabafando!). Alias falando em regimes, sou contra todos eles, se fossem bons as pessoas que querem emagrecer não teriam que fazer vários, sofrer efeito sanfona e sofrer tanto com restrições temporárias que mais torturam do que ajudam; para se perder peso e nunca mais achá-los é necessário fazer uma reeducação alimentar, isso resolve, tratar mente e corpo.
 A parte boa da notícia é ficarei expert em alimentos naturais, ou seja, refeições , lanches e até sobremesas  mais saudáveis sem perder a alegria de comer bem, ou seja ficar naquela coisa chata de ficar comendo pratos verdes e frutas in natura como sobremesas, é possível colorir e incrementar e ter muito sabor, afinal disso eu abro mão; Então farei todas as pesquisas necessárias e até receitas que
 compartilharei com todos e em breve através do Instagran também,
 Aguardem em breve nas melhores livrarias, ops, me empolguei,  em breve neste blog! rsrs


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Tempero em casa!

Como plantar alho facilmente e até mesmo dentro de casa

-->
É muito fácil plantar alho em casa.

E, se as pessoas soubessem disso, deixariam de comprar o alho quase sempre velho vendido nos supermercados.

Afinal, todo vegetal plantado em casa é muito mais fresco e, por conseqência, muito mais saudável e saboroso.

O bom é que, para produzir alho em casa, você não precisa de muito espaço, de um jardim, e pode até mesmo plantá-lo dentro de sua casa/apartamento.

Além de ser muito econômico, porque um único dente alho resultará numa cabeça/bulbo com vários dentes.

O processo é muito simples.

Em primeiro lugar, compre o melhor alho que você encontrar na feira/supermercado.

Neste caso, vale a pena gastar um dinheiro extra e investir em um alho de boa qualidade e o mais fresco possível.

Note que você vai usar esse alho para plantar e depois colher em sua casa. 

Portanto, se a "semente" for a melhor possível, o alho que você vai produzir também será.

Se conseguir alho orgânico, melhor ainda. 

Siga estas instruções para obter sua primeira colheita de alho caseiro:


- A melhor época para plantar alho é o outono, já no início da temporada de frio. 

O alho ama mais o frio do que o calor.

A colheita dele é na primavera ou no verão, quando ele já não quer ficar na terra.

- Tudo que você tem a fazer é pegar um dente de alho do lado da raiz, onde ele germina, e plantá-lo com esta parte voltada para baixo, em direção às "profundezas" da terra. 

Nada mais, somente isso, é o que você tem de fazer, ou seja, plantar os dentes de alho no solo, com a "cauda" para dentro da terra. 

Nem mesmo tem que descascá-lo, deixá-lo como é.

A casca do alho vai se dissolver na terra e ele vai ficar bem, porque essa casca vai virar um suplemento biológico para a terra.

- Se você quiser, pode plantar o alho em pequenos cestos ou vasos.

Em seguida, deixe os recipientes na parte da sua casa onde mais bate o sol, como a cozinha,o terraço ou a sua varanda.

- Você não tem que fazer quase nada até o dia de colher a primeira cabeça de alho.

 Maravilhoso, não é?

Um simples dente de alho resultou em uma cabeça com vários dentes fresquinhos e mais saborosos e saudáveis. 

Se no seu pé de alho começar a crescer "flores", corte-as, porque assim o alho vai se concentrar em usar o seu potencial para se desenvolver como alho, que é o que interessa.

Agora tudo que você precisa é de paciência, e muita, porque o alho não cresce de um mês para outro, nem em dois meses, nem em três...

Plantamos alho no início da época de frio e temos que esperar até o verão para poder colher essas bonitas cabeças de alho ecológicas. 
Fonte: Laércio Lutibergue é professor e adepto e pesquisador da medicina natural há mais de 20 anos. É também o editor do blog Português na Rede (www.portuguesnarede.com).

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PEPINO (VALE A PENA SABER)


Olha uma curiosidade  que recebi a muito tempo por email,
Vale a pena saber e tirar a prova, vamos ver se todas são verdadeira?

1. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente, somente um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio,
Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.
2. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela '' animação'' que dura por horas. 

3 . Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Tente esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.4. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas?
Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato
ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a
temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro indetectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.
  

5. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tente esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!
6. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitaminas B e eletrolites para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

7. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar esfomeamento. 
8. Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão um rápido e durável brilho, que não somente fica ótimo como também repele água. 
  
9. Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e voilá, o rangido se foi! 

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

  
11. Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu-da-boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mal hálito.12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13 . Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nos crayons que as crianças deixam nas paredes!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CUIDADO COM A DENGUE

 Estamos realmente vivendo uma epidemia de dengue, principalmente aqui em São Paulo, então todo cuidado é pouco para prevenir a doença e principalmente tratar o mais rápido possível em caso de suspeita e em hipótese alguma se auto medique, procure imediatamente um posto médico.



quarta-feira, 25 de março de 2015

TRABALHO EXECUTADO (parte I)

  Um trabalho que me deu muito prazer em executar e mostro uma parte dele.
A ordem aqui foi organizar a casa quando se mudou de uma casa grande para um apartamento menor; uma etapa inevitável é ter que se desfazer de algumas ou muitas coisas de cada setor da casa , mas sem desespero porque analisando bem acabamos juntando muitas coisas que não necessitamos e outras que foram úteis mais  que agora só ocupam espaço desnecessário, ou melhor necessário para outras coisas ou para termos uma visão mais ampla e bonita da nossa casa.

COZINHA: Desapego do excesso e setorização. Não é que apareceu espaço na bancada!
Dispensa: É importante verificar a data de validade dos alimentos e guarda-los de forma a ficar mais visível e também setorizado: massas, café da manhã, cereais, etc.










QUARTO:
No guarda-roupa o espeço ainda não estava bem aproveitado, ainda muitas roupas encaixotadas; as que foram desapegadas  foram doadas,  dispensadas ou reaproveitadas para outros fins.
Na organização foram separadas por cores, tipos de tecidos  com cabides novos.
Depois
 Nas gavetas cada coisa em seu lugar, separadas por interesses, jogos de lençois, roupa de dormir, camisetas, calças, etc. Com o desapego tudo teve seu próprio lugar e fácil de achar, nada de perder tempo procurando roupa pra sair, ou ficar em casa curtindo um filminho, porque não!
Antes
Depois       Continua...            


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA: 

Infelizmente aqui em São Paulo/Capital  estamos enfrentando uma terrível crise de falta de água que já está se estendendo para outras cidades e estados também, então para amenizar a crise e evitar um possível racionamento mais extensivo todas as dicas para economizar e reciclar a água são bem vindas.

Eis algumas: 
Roupas: Não utilize a máquina para lavar pequenas quantidades de roupas e reaproveite a água da lavagem para lavar o quintal, banheiro ,passar pano no piso e lavar panos de chão.
Cozinha: Acumule a louça e e lave utilizando uma bacia ou a pia cheia de água para ensaboar, só depois enxague de uma só vez em outra bacia.
Banho: Nem é preciso dizer né, mas reduza drasticamente o seu tempo de banho e conscientize as crianças sobre isso ou ensine-as a tomar banho de bacia, que não deixa de ser um motivo de brincadeira para elas.
             Ao escovar os dentes utilize um copo ou caneta, isso é o suficiente para higienizar os dentes sem desperdício.
Água da chuva: Pode ser reaproveitada também para regar o jardim.

Desperdícios: Procure e conserte todos os vazamentos existentes, troque as borrachas das torneira que pingam e use redutores de vazão de água nelas .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...